quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Suspensão temporária de Campanha Nacional Antirrábica

Nas últimas semanas, centenas de animais que receberam a vacina antirrábica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram graves sintomas adversos, como convulsões, falta de ar, tremores e falta de apetite. Infelizmente, alguns animais vieram a óbito, assustando a população e fazendo com que a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo suspendesse temporariamente a campanha em todo o estado.
A vacina, produzida em cultivo celular “tipo BHK” (em célula renal de hamster), foi introduzida no Programa de vacinação em 2009 e utilizada previamente no Ceará, em Corumbá - MS, e posteriormente em toda a região Nordeste. De acordo com o Ministério da Saúde não foram registrados índices de efeitos adversos graves e óbitos semelhantes à campanha deste ano. Foram adquiridas 30,9 milhões de doses do TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná), que possui parceria técnica com o Laboratório BIOVET, fabricante da maioria dos lotes da vacina distribuída este ano.Apesar da suspensão em São Paulo, no dia 20 de agosto o Ministério da Saúde divulgou nota esclarecendo que a campanha de vacinação antirrábica animal será mantida em todo o território nacional. Para o Ministério, não há evidências até o momento que justifiquem a interrupção da campanha, pois os episódios de reações e óbitos estariam abaixo do relatado na literatura internacional.
Em carta enviada ao Ministério da Saúde, a WSPA pediu pela suspensão temporária da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica.
fonte: WSPA BRASIL