quinta-feira, 26 de agosto de 2010

29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo

No próximo dia 29 é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi criada para a conscientização em relação aos malefícios do tabaco. Segundo o INCA, estima-se que no Brasil cerca de 200 mil pessoas morram por causas diretamente ligadas ao fumo. Pelo mundo as mortes causadas pelo tabagismo atingem 4,9 milhões de pessoas anualmente e esse número deve crescer para 10 milhões de mortes até o ano de 2030.
De acordo com os especialistas, pessoas que fumam, comparadas às que não são fumantes, tem dez vezes mais chances de desenvolver um câncer. O tabaco pode ser associado aos cânceres de laringe, esôfago, fígado, pâncreas, bexiga, rins, colo uterino, cólon, reto boca e principalmente pulmão. Das mortes por câncer, o cigarro é responsável por 30% a 45% de todas elas e está relacionado a 85% das mortes por cânceres de cabeça e pescoço e a 90% das mortes por câncer de pulmão.
Tanto o fumo ativo como o passivo são prejudiciais à saúde e levam ao aumento do risco de desenvolvimento de um câncer. O tabaco presente nos cigarros apresenta mais de 4.700 substâncias químicas, das quais 43 são carcinogênicas. Isto é, essas substâncias em contato repetido com os tecidos do corpo humano, provocam agressão e lesão às células, que têm um mecanismo para reparar tais danos, mas, que por sua vez, podem falhar. Nessa situação, surgem células com mutações, que podem ser o início de um câncer.