O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas caiu 0,3% em setembro de 2011. Foi o primeiro recuo deste indicador em onze meses (o último havia sido em outubro de 2010). A primeira queda deste indicador em onze meses sinaliza que, após ter se elevado ao longo de 2011, a inadimplência das empresas, a exemplo do que deverá acontecer com a dos consumidores, também deverá exibir recuo em 2012, muito provavelmente ainda durante o primeiro trimestre do ano. Pela sua metodologia de construção, este indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência.
A continuidade da redução da taxa Selic, promovendo um barateamento do custo financeiro do capital de giro e reativando o dinamismo da economia, bem como a melhora dos níveis de inadimplemento dos consumidores, deverão contribuir para reverter o atual momento de dificuldade que as empresas estão tendo para honrar seus compromissos, observam os economistas da Serasa Experian.
Consumidor. O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor caiu 1,5% em setembro de 2011, atingindo o patamar de 98,3 pontos, registrando a sexta queda mensal consecutiva.
A diminuição da inflação, o patamar historicamente baixo das taxas de desemprego e o crescimento mais moderado do endividamento deverão contribuir para melhorar o cenário para a inadimplência das pessoas físicas em 2012, salientam os economistas da Serasa Experian. Além disto, a continuidade da redução da taxa básica de juros (taxa Selic), diminuindo o custo das dívidas e dinamizando a economia a médio prazo, também favorece a concretização de um cenário mais benigno para a inadimplência dos consumidores no próximo ano. Você encontra a série histórica deste indicador em:
http://www.serasaexperian.com.br