terça-feira, 3 de abril de 2012

Cidade de Marília-SP completa 83 anos

Nesta quarta-feira (4) a cidade de Marília, interior de São Paulo, completa 83 anos de emancipação. Segundo números da Fundação Seade mostram que, de 2000 a 2011, a cidade ganhou 21,6 mil habitantes, passando de uma população de 196,9 mil para 218,6 mil. Já sobre a história do município, em 1926, Bento de Abreu Sampaio Vidal, fundador da cidade de Marília, originário de São Carlos, adquiriu uma extensa faixa de terra, procedendo ao loteamento de seu patrimônio. A Companhia Paulista de Estradas de Ferro tinha um esquema para as estradas que iam sendo inauguradas terem os nomes em ordem alfabética. Por isso, com a chegada dessa Companhia na região, foi denominado que o nome da cidade deveria começar com "M". Depois de muitas idéias, Bento de Abreu em uma de sua viagens de navio à Europa leu o livro de Tomás Antônio Gonzaga "Marília de Dirceu", de onde tirou o nome de Marília.
Marília é uma cidade relativamente nova, tem como data oficial de sua instalação 4 de abril de 1929. A economia da cidade, no início, era baseada no cultivo de café. Depois foi substituído pelo algodão. Na década de 40 a cidade se firmou como pólo de desenvolvimento do Oeste Paulista, quando se verificou um grande crescimento urbano e populacional. Um novo ciclo industrial na cidade de Marília começou com a instalação de novas indústrias, na década de 70, principalmente na área alimentícia e metalúrgica. Marília pode atrair vários jovens a região o que ajudou no desenvolvimento do comércio da cidade, devido a instalação de vários cursos universitários
Hoje a cidade de Marília é conhecida como "Capital Nacional do Alimento" devido a, aproximadamente, 50 indústrias na área alimentícia.