segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Após alteração na Constituição, Reitores terão que comparecer na ALESP

Deputado Estadual Vitor Sapienza

Foi aprovada pela Assembleia Legislativa em outubro deste ano, a Proposta de Emenda à Constituição número 5/2012, de autoria do deputado estadual Vitor Sapienza, que estende aos reitores das universidades públicas estaduais e ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) a obrigatoriedade de comparecer anualmente às Comissões Permanentes da ALESP para prestar contas do andamento de sua gestão à frente da Instituição de Ensino.
“Estou convencido de que o desenvolvimento do nosso estado e país está diretamente relacionado com a qualidade de ensino que damos aos nossos estudantes e a aos avanços que alcançamos nas pesquisas. Pretendo contribuir na prática com a efetivação e consolidação da prática democrática”, comenta.
O comparecimento dos reitores das universidades públicas estaduais e da FAPESP é uma forma de estabelecer uma nova dinâmica no acompanhamento periódico das ações, programas e projetos desenvolvidos dentro dessas instituições e, consequentemente, cumprimento das metas.
“A PEC, aprovada pela ALESP, visa, também, apurar se os repasses feitos pelo Poder Executivo às instituições são suficientes e se estes estão sendo utilizados de forma eficientes pelos gestores das instituições que são responsáveis pelo nosso desenvolvimento e educação de nossos jovens”, diz.
A PEC número 5/2012 foi protocolada por Vitor Sapienza em agosto deste ano e contava com a assinatura de 64 deputados, número suficiente para a sua aprovação pelo Plenário.
“Por diversas vezes a imprensa trata das manifestações feitas por alunos das instituições públicas de ensino, greves e outras ações. Como presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, já conduzi vários debates e explanações de pessoas ligadas ao mundo acadêmico, inclusive audiências públicas para discutir salários de professores. Agora, pretendo que essas informações sejam prestadas de forma oficial. Pelo visto, não sou o único, afinal, a receptividade da iniciativa entre os pares foi muito boa”, conclui.

fonte: Assessoria de imprensa