segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Planos de saúde terão que cobrir custos de cirurgia bariátrica por vídeo

Entrou em vigor ontem, dia 1º de janeiro, a resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) que torna obrigatória a cobertura dos planos de saúde para a cirurgia bariátrica realizada por vídeo. Técnica minimamente invasiva, a videolaparoscopia é realizada na cavidade abdominal, através de mini-incisões (0,5 e 1cm), onde são introduzidos os instrumentos cirúrgicos e uma micro-câmera que proporcionará uma imagem de alta nitidez e grande aumento. “Muitos pacientes encontravam dificuldade para conseguir a liberação do procedimento com os planos de saúde, mesmo com a indicação dos médicos, por ter um custo mais elevado que a cirurgia aberta. Essa foi uma grande conquista para os pacientes que serão submetidos a cirurgia bariátrica”, destaca o cirurgião bariátrico Dr. Roberto Rizzi, que recentemente recebeu a certificação internacional de excelência em cirurgia bariátrica da Surgical Review Corporation (SRC).
A cirurgia por videolaparoscopia é aplicada com mais freqüência em Colecistectomia, correção de hérnia hiatal, correção de hérnia inguinal, esplenectomia (retirada do baço), colectomias (retirada de parte ou total do intestino grosso) e apendicectomia (retirada do apêndice).
Comparada aos métodos tradicionais de cirurgia, a videolaparoscopia apresenta diversas vantagens para o paciente. O sangramento é mínimo, em geral, nulo, pois os gases estancam o sangue. “O tempo de recuperação é muito menor, logo a retomada das atividades diárias e físicas ocorre com mais precocidade. A necessidade de uso de remédios diminui consideravelmente, assim como a chance de aderência entre tecidos durante a cicatrização. Como as incisões são muito pequenas, o benefício estético também é muito maior”, destaca Dr. Rizzi
Estudo - Estudo realizado pela McGill University, do Canadá, e publicado na Archives of Surgery, revelou que a cirurgia bariátrica, conhecida como redução do estômago, por videolaparoscopia reduz em até 90% o risco de infecções e hérnias comparada ao procedimento comum. Os pesquisadores avaliaram 510 obesos mórbidos que foram submetidos a cirurgia bariátrica, com a técnica tradicional ou por laparoscopia.
Cerca de 14% dos pacientes desenvolveram infecção no período pós-cirurgico, sendo que os entre os pacientes que foram submetidos a cirurgia por vídeo, esse risco foi 90% menor.

fonte Maxpress