quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Detecção precoce de problemas auditivos ajuda no crescimento saudável das crianças
A audição infantil precisa ser testada e exercitada desde cedo. Isso é fundamental, já que as crianças aprendem a falar naturalmente na medida em que ouvem os pais, nos primeiros anos de vida. Crianças que demoram mais para falar ou são muito dispersas e distraídas podem estar com problemas de audição. Mesmo depois do teste da orelhinha, que agora é feito logo após o nascimento, os pais devem ficar atentos porque as dificuldades para ouvir podem ocorrer mais tarde devido a diversos fatores, como otites e o uso de medicamentos. Daí a importância de os pais levarem seus filhos a um médico otorrinolaringologista assim que suspeitarem de algum problema.
Quanto mais cedo melhor. As crianças, mesmo com perda auditiva leve ou moderada, que não começam logo o tratamento podem ter mais dificuldade para aprender a falar e ler, o que prejudica a aprendizagem na escola. A troca de fonemas e o baixo rendimento nas aulas e provas podem ser alguns indícios de déficit auditivo em crianças com idade escolar. Em grande parte dos casos, a indicação do otorrinolaringologista é do uso de aparelho auditivo. E para orientar os pais nessa jornada e ajudar as crianças a atingir seu pleno potencial, a Telex Soluções Auditivas oferece o programa pediátrico “Cuidado Auditivo Amigo da Criança”. Através dele, a família recebe o apoio necessário, com atendimento pediátrico diferenciado, materiais com informações e orientações à família e à escola, amplo programa de acompanhamento e soluções auditivas desenvolvidas especialmente para o público infantil. E tudo isso, obviamente, com suporte médico especializado.
“A audição tem papel vital no desenvolvimento da linguagem e da fala, importantes na comunicação e na interação social da criança. A perda auditiva, se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez, retraimento, problemas de aprendizado e relacionamento. Por esse motivo, na Telex as crianças têm uma atenção especial para que possam alcançar seu pleno potencial”, afirma a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex.
Na escola, a criança pode apresentar dificuldades em participar das aulas, não consegue assimilar o conteúdo ensinado pelo professor, e isso simplesmente porque não escuta direito. Além de aparelhos auditivos especiais para a criançada, a Telex já disponibiliza no Brasil o ‘Amigo’, sistema FM que permite a comunicação direta de pais e professores com uma criança com problema auditivo. A tecnologia, que pode ser utilizada em várias situações e lugares, é fundamental dentro da sala de aula para ajudar esse aluno a entender com clareza o conteúdo repassado pelo professor.
Este dispositivo de auxílio à audição é composto por um microfone transmissor e um receptor. O professor usa o microfone acoplado à roupa e sua voz é transmitida diretamente para o receptor que está no aparelho auditivo da criança. O sistema ajuda a ultrapassar o efeito negativo da distância, eco ou ruído de fundo, mantendo o sinal da fala original alto e claro, o que facilita o aprendizado para a criança.
“A tecnologia tem avançado também na área auditiva e hoje há muitos recursos. Quando não existe a possibilidade de cirurgia, o uso de aparelhos de audição e dispositivos auxiliares como o‘Sistema FM Amigo’ são o suporte auditivo das crianças”, conclui a fonoaudióloga Marcella Vidal.
Mais de 3 milhões de crianças têm problemas de audição na América do Norte. No Brasil, não existem estimativas, mas os especialistas acreditam que esse número também seja grande.
fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada
foto: internet